Arquitetura Rápida, plano de aula da MakerBot


A MakerBot criou um livro fantástico, chamado MakerBot Educadores, Guia de Referência, com planos de aula, orientações e ações de como colocar a impressora 3D na sala de aula, para aulas melhores, mais ricas, afinadas com conceitos como STEM e STEAM. E eu tive o privilégio de traduzir esse livro, que logo chega à terras tupiniquins. (O atraso é por minha culpa, desculpem).

Enquanto eu traduzia o livro, eu me apaixonava pelo que lia, pela metodologia, planos de aulas ricos, divertidos, focando sempre o envolvimento dos alunos de K5 à superior, e com o aprendizada por projeto. Façam, Errem, Façam Melhor.

Lógico que quando eu tive um momento tranquilo com meus sobrinhos, numa reunião de família onde eu e as crianças estavamos entediados, pensei em usar uma das aulas, chamada de Arquitetura Rápida.

Nesta aula, o objetivo dos alunos é construir dois prédios, usando canudos e conectores impressos em 3D: um que seja o mais alto possível, e um que seja o que resista à máxima carga de peso possível (alguns livros em cima dele).

No projeto os alunos são apresentados à conceitos de treliças, de resistência dos materiais, e também gestão de materiais, pois eles devem desenhar o projeto antes, "comprar" canudos e conectores necessários para o projeto, e valem pontos acertar de primeira, e desconta pontos faltar ou sobrar canudos e conectores.

Um projeto deslubrante, e que eu imaginei que as crianças fossem divertir, mas quem deu risada fui eu, ao ver que tergiversando do projeto, minha sobrinha fez essa gaiolinha linda, com uma piranha morando nela...



Sempre lembrando que:

Nosso blog sobrevive de sua ajuda! Contribua apoiando nosso projeto em Padrim! http://www.padrim.com.br/impresso3d!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1: Fundamentos do MakerBot Print

Tutorial sobre G-Code - parte 1

Configurando a 3DRise e o Repetier Host