Você sabe o que MVP e RAT significam? Entenda seus signficados



MVP pode parecer com o nome de algum certificado Microsoft, mas não se engane, trata-se de um dos mais importantes testes da indústria para o lançamento de um produto novo, de brinquedos de crianças à foguetes, e atende por Minimum Viable Product. É uma abordagem que visa determinar se os problemas que você vai encontrando pelo caminho do seu projeto são dignos de serem resolvidos ou não. Todos nós sabemos que se buscarmos um produto perfeito, é capaz de morrermos sem ver nossos produtos nas prateleiras, a questão é determinar se os problemas que vamos encontrando são só pelos em ovos, ou realmente há um futuro recall à espreita.

Como filosofia, o problema é que a interpretação de quando se aplicar ou com que afinco devemos olhar um produto, começou a se perder, sendo que a ferramenta começou a ser usada apenas no lançamento de novos produtos e nunca na extensão de novas versões. Para prevenir erros então, no crescimento da família de um produto, o MVP, que deveria ser só um teste rápido, passou a ser usado como tantos outros testes, FMEA, PPAP, APQP, com formulários longos, burocráticos e depois de o produto lançado, abandonado.

Uma nova filosofia, empoderada por soluções como internet das coisas, que coleta dados diretamente dos usuários das versões anteriores, por impressoras 3D, que permitem ter m produto final, da noite para o dia, e tantos outros recursos da chamada Internet Industrial, agora começa a emergir, chamada de RAT - Riskiest Assumption Test - e basicamente, pega a pior situação que alguém pode imaginar para ocorrer com seu produto, e testa ela. E se seu novo tablete cair de tela no chão? da mão de uma criança? da mesa de café? Da mão de um jogador de basquete? Simples, jogue ela do primeiro andar e faça-a sobreviver.

A nova filosofia se resume a: "acelarar a curva de aprendizado, ao mesmo tempo que diminuímos o tempo testando coisas".

Estas filosofias na realidade não se aplicam apenas a Start-ups ou produtos novos, mas dá para estender para o campo de serviços, softwares, e uma infinidade de aplicações.

Se você quiser saber mais, acesse: https://hackernoon.com/the-mvp-is-dead-long-live-the-rat-233d5d16ab02

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1: Fundamentos do MakerBot Print

Tutorial sobre G-Code - parte 1

Configurando a 3DRise e o Repetier Host