Volkswagen Alemanha economiza 150.000 euros com impressão 3D
Já falei, e falei de novo e vou ficar rouco de tanto repetir, a impressão 3D na linha de produção é uma das coisas que mais fazem sentido do mundo. O número de peças, acessórios, gabaritos e localizadores que são necessários na produção de veículos, e o quanto essas peças mudam ao longo de uma mesma linha de produção já dá para imaginar.
Agora, depois da Opel ser um exemplo, com os materiais e máquinas da Stratasys, a Volkswagen Alemanha demonstra o mesmo com impressoras Ultimakers, sete delas, pagas em dois meses, com economia final de 150.000 euros no primeiro ano e a expectativa de este ao, economizarem 250.000 euros!
Uma curiosidade no vídeo abaixo, os três responsáveis pela produção da fábrica alemã da Volkwagen são portugueses, assim, dá para ver o vídeo com as legendas em inglês, ou ouvindo diretamente um deles!
Texto adaptada e imagem de topo roubada honestamente de: https://all3dp.com/volkswagen-autoeuropa-3d-prints-tools/?omhide=true&utm_source=Newsletter&utm_campaign=65deae01c9-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_9dffeeddae-65deae01c9-392332609
Mas veja bem, a impressão 3D no caso está sendo usado na ferramentaria, não tem absolutamente nada a ver com a linha de produção em si. Só é vantajoso porque produzir os gabaritos de plástico em escala tão pequena ficava caro demais.
ResponderExcluirOlá Daniel, sim, precisamente. Esse campo, chamado em inglês de Jigs and Fixtures, pela Volkswagen de Chapelonaria, pela GM de Máscaras, é um campo muito amplo, que auxilia muito a produção do seu produto real, sem se preocupar demasiado, e gastar muito, em processos acessórios. E isso cada dia mais vai se expandir a novos setores, conforme novos e melhores materiais vão surgindo na indústria da impressão 3D e seus preços caiam.
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