É neste sábado: Impressão 3D Fundamentos na LWT


Neste sábado eu volto ao Brasil com uma missão primária, ministrar o curso de impressão 3D fundamentos na LWT Sistemas.

Vamos ao FAQ:

Como assim volto ao Brasil?
Eu moro na Argentina agora. Pedi as contas e vim para cá para poder curtir a família, já que tive gêmeos em julho passado, mas até as férias de fevereiro eu mal tinha me dado conta da existência dessas duas criaturinhas em casa. Na Argentina eu já tinha casa própria, com internet, TV à cabo, família da esposa muito próxima e até carro, então, cortar custos e viver um pouco, certo?

Você vai dar o curso só pelo dinheiro fácil?
Bom, o dinheiro não é fácil, e não é tanto. Eu vou dar o curso por que eu amo dar esse curso, eu o fiz com suor, lágrimas e mel (você deveria ver o estado do papel), quando ainda estava na RS Engenharia e tínhamos nossa MakerBot 1 (Cupcacke CNC na época). São uns 7 anos dando esse curso, que foi se tornando maior e maior com o tempo.

O que vou aprender no curso?
O curso inicia uma análise do momento em que vivemos, industrialmente e mercadologicamente, e a verdade é que dá um pouco de medo, indústrias vazias de seres humanos, formadas por máquinas, produzindo aparelhos caríssimos ao preço produtivo de muito pouco. E acredite,  impressora 3d é o coração dessa indústria do futuro, e também é a solução para salvar muitos empregos.

Depois vamos passear pelas tecnologias comerciais (SLA, SLS, LOM, FDM, MJM), mas vamos nos focar nas FDM/FFF. (não sabe o que são as siglas? Mais um motivo para vir para o curso.

Por fim, vamos brincar e rolar em imprimir na(s) MakerBot(s) da LWT, na Stratasys Fortus 250mc e na PolyJet Objet 30Pro, e aprender configurações, termos, variações da mesma peça em diferentes condições e melhores práticas para impressoras FDM/FFF. Passando por uma leitura do arquivo STL e do G-Code.

Para quem é o curso?
Para quem tem curiosidade sobre a impressão 3D, acabou de comprar uma, quer comprar uma, quer saber as novidades do mercado, quer trabalhar melhor com aquela que a empresa comprou, quer ver os mercados que podem se beneficiar com a impressão 3D.

O que eu preciso saber?
Se souber desenhar em 3D, melhor, mas se não souber, não faz falta, vamos fazer downloads dos arquivos e vamos utilizar os próprios exemplos dos softwares que temos, MakerBot e Stratasys. Também é legar se já souber utilizar bem um computador e o mouse, para movimentação de peças, noção espacial, estas coisas.

O que eu não vou aprender?
A fazer scanner de peças em 3D, a desenhar em 3D, a programar via G-Code, manutenção completa na impressora 3D (é fundamentos, lembra?), colar, pintar, lixar e dar acabamento nas peças, mas eu digo onde achar estas informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1: Fundamentos do MakerBot Print

Tutorial sobre G-Code - parte 1

Configurando a 3DRise e o Repetier Host