Recomendação de leitura: Apagão Tecnológico Brasileiro

Já que ontem falei de livros, gostaria de deixar mais uma excelente recomendação de leitura, a dica veio pela Beatriz Kunze, do site Garota Sem Fio, que mantém agora uma espécie de clube de leitura, mensalmente debatendo um livro através de um hangout, com streaming pelo YouTube.

O nome do livro: O apagão tecnológico brasileiro: tecnologia como ferramenta de soberania,

O livro busca analisar nosso mercado industrial e acadêmico e como o mesmo foi influenciado pela forma de colonização que tivemos e os diferentes governos que tivemos, criticando muitas coisas, mas também elogiando outras, como a EMBRAER.

Eu apenas acrescentaria ao livro, outro fator impressionante do nosso mercado e do nosso empresariado: a comodidade. Nos últimos anos tivemos um período de bonança impar com o dólar baixo, uma busca por investimentos no Brasil e fomos uma vitrine para o mundo, vitrine que começou a ruir com as manifestações já um ano antes da copa do mundo e que nunca mais parou de pé.

Mas nesse período, toda a produção nacional foi enviada à China com a alegação dos custos menores que a produção nacional. E nesse período diversas empresas pararam no tempo, com um pátio fabril que não é capaz de produzir os próprios produtos que a empresa vende, e agora, com a explosão do dólar, essas mesmas empresas não conseguem mais pagar os custos da China, nem produzirem seus produtos.

Onde o dinheiro do bom período foi parar? Em carro zero? Casa no campo? Até quando a cultura nacional será o máximo dinheiro com mínimo esforço? Eu tenho um grande amigo, que mesmo tendo uma revenda de roupas íntimas, algo que ele não produz, não é responsável pela produção ou pela cadeia de preços até ele, e que vendeu muito bem durante o bom período do país. O que ele fez? Trocou de carro? Talvez, mas o mais certo, investiu em outros mercados, em diferentes moedas, e se preparou para a baixa do mercado.

Até quando vamos achar que tudo no nosso país, todas as boas fases, são permanentes, e todas as más fases são culpa dos outros? (Não que nossos governantes sejam isentos de culpa, claro).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1: Fundamentos do MakerBot Print

Tutorial sobre G-Code - parte 1

Configurando a 3DRise e o Repetier Host