Impressoras Open-source vs profissionais

Repare a diferença das camadas da armadura (MakerBot) e do corpo branco (Stratasys uPrint)

Quais são as principais diferenças entre impressoras open-sources e impressoras profissionais? Que medidas devem ser observadas? Muitos leigos me perguntam isso, e embora eu acredite que já tenha falado disso por aqui, vale a pena revisitar: afinal, que fatores diferenciam essas impressoras?

Numa primeira olhada, as duas impressoras podem parecer muito semelhantes, às vezes, as open-source parecem até melhores que as outras. Veja alturas de camadas, por exemplo: A impressora MakerBot 5a geração oferece camadas de 0,1, 0,2 e 0,3 mm, contra as camadas 0,117, 0,254 e 0,330 da Stratasys Dimension ou Fortus250mc. Se olharmos a MakerBot 2X, temos até a opção de ABS e suporte solúvel, as mesmas opções e configurações que uma uPrint com relação a área de impressão, e camadas ainda melhores. Então, a MakerBot é uma impressora superior?

A resposta correta, sempre, é, depende! Se sua opção são peças domésticas, primeiros conceitos e impressão rápida de ideias, sem funcionalidade, a impressora MakerBot de fato é melhor. Mas se você deseja acabamento, peças com resistência mecânica superior e estabilidade da impressora, a Stratasys é sua opção.

Isso por que numa impressora 3D não podemos nos limitar a apenas duas ou três medidas: altura de camada, área de impressão e materiais. A forma como esses materiais são impressos importa muito. Repare que nas impressoras da Stratasys, elas sempre têm câmara de impressão fechadas, com temperatura interna controlada, para garantir a união perfeita das camadas, além de prevenir empenamento da peça, isso também aumenta a resistência mecânica do produto, pois cada camada tem uma cura gradual, progressiva e calculada, garantindo melhor ancoragem entre um layer e outro.

Além disso, tem a questão do software: um software da uma impressora profissional te da muito menos parâmetros de edição, é verdade (com exceção do Insight), e isso é feito pois a impressora já foi estudada para ter o máximo produtivo dentre aquelas impressões.

Por isso, da próxima vez que se perguntar se altura de camada é o único fator, tome cuidado. Existem muito mais entre um layer e outro do julga seu próprio pensar! ;)

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Ela é combustível para o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1: Fundamentos do MakerBot Print

Tutorial sobre G-Code - parte 1

Configurando a 3DRise e o Repetier Host