Como comprar uma impressora 3D usada


Não sou especialista em Hardware, mas conheço alguns problemas bastante recorrentes com impressão 3D para dar alguns toques para aqueles que estão estudando comprar uma impressora 3D usada, são cuidados óbvios, mas às vezes, na pressa, nos esquecemos destes detalhes:

CABEÇOTE

  • 99% das impressoras 3D à venda no mercado de usadas, e domésticas, são impressoras de filamento, e 99% dos problemas que estas impressoras enfrentam é o cabeçote. Ele é responsável por tracionar o filamento do rolo à zona térmica de extrusão. Problemas comuns: 
  • os roletes de tração estão danificados, e nesse caso, devem ser substituídos, verifique se são fáceis de se obter, e se podem ser impressos, para ter peças de reposição fáceis;
  • os roletes de tração estão muito sujos: cuidado, roletes sujos indicam problemas no bico extrusor, acontece que quando o bico esta entupido, o rolete tenta tracionar o filamento por ele, e não consegue, e nesse processo, ele passa a usinar o filamento, e as partículas do filamento podem danificar os rolamentos, preencher as ranhuras do rolete, e impedir seu funcionamento correto, mas sobre tudo, esse problema é um sintoma de bico entupido, então, olho no bico!
  • o cabeçote está tracionando, mas não imprime nada! Bico entupido. Isso pode ser causado por dois motivos, um trivial, e um fatal.
    • o bico não imprime por que há material preso lá dentro, nesse caso, a solução é fácil, munido de isqueiro, ou um maçarico culinário, e muito, mas muito cuidado, de preferência uma luva térmica e máscara de pintura, aqueça o bico até o material lá dentro sublimar. 
    • o bico não imprime, mesmo depois de aquecer: o furo do extrusor, em geral com diâmetro de 0,4mm, amassou. Pode ter sido um golpe contra a mesa de impressão, uma pancada em uma peça que estava esquecida na bandeja, não importa o motivo, o bico esta perdido. em alguns casos, troca-se o bico, mas na maioria das vezes, o bico e a zona térmica de aquecimento são uma peça só, o chamado hot-end, e aí a troca é um pouco mais cara.


MOTORES DE PASSO

  • A movimentação das impressoras 3D se dá por motores de passo, os chamados STEP MOTORS, impressoras mais novas terão motores mais fáceis de encontrar, e mais velhas, nem tanto. 
  • O mais importante é se atentar a potência do motor, se é compatível com a fonte que sua impressora usa, pois na pior das hipóteses, nas impressoras Open-Source, troca-se o motor e depois se altera a calibração do equipamento. 
  • Motores de passo são binários, ou funcionam bem, ou não. Mas também podem falhar de uma hora para outra sem aviso prévio.


FILAMENTO

  • Verifique se a impressora que você quer comprar utiliza filamentos open-source, isso é, de qualquer origem e que não utilizam um chip EPROM de autenticidade. Nesse sentido, muitas impressoras 3D são como as 2D e utilizam cartuchos originais, e com sistemas anti-pirataria, como a Cube da 3DSystems. Se for o caso de usarem cartuchos com chip EPROM, veja se os mesmos ainda são fáceis de se obter no mercado nacional, caso contrário, fuja!
  • Se for para utilizar filamentos open-source, dê preferência aos filamentos com 1,75mm de diâmetro, são filamentos mais baratinhos, mais fáceis de encontrar e que demandam menos energia e calor da impressora, que a outra opção, filamentos de 3mm. Acreditem em mim, eu tenho a 3Doodler, caneta 3D, e é um parto achar o filamento de 3mm que ela utiliza.


ÚLTIMA RECOMENDAÇÃO

  • Aprenda a programar em Arduino e Python, ou ao menos o B-A-BA básico. ao trocar de fornecedor de filamentos, mesmo dentro do mesmo material, PLA, vamos dizer, existem diferente ligar que te forçarão a adequar a temperatura e a velocidade de avanço. 
  • A umidade do material, e até mesmo o clima, dependendo da localização da impressora e quão aberta ela é, te forçarão a acessar os parâmetros da máquina com certa frequência. Tenha paciência, tenha persistência, e nunca se forme em impressoras 3D, ela é uma ferramenta, e essas curvas de aprendizagem tendem a passar, cada vez mais rápidas.
  • Não faça armas de fogo, faça a paz! :D

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Ela é combustível para o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1: Fundamentos do MakerBot Print

Tutorial sobre G-Code - parte 1

Configurando a 3DRise e o Repetier Host